4 Maneiras de conseguir hospedagem de graça ao viajar pelo mundo

4 Maneiras de conseguir hospedagem de graça em qualquer lugar do mundo

Pode parecer difícil e arriscado, mas conseguir hospedagem de graça pode ser mais fácil do que você imagina.

hospedagem de graça

Muita gente não sabe (ou não quer acreditar) que existem maneiras seguras e fáceis de se conseguir hospedagem de graça em qualquer lugar do mundo

Hospedagem pode ser o maior gargalo para onde vai todo o seu dinheiro durante uma viagem. Os preços de hostels estão cada vez mais altos (por conta do aumento de demanda) e albergues e dormitórios mais baratos estão cada vez mais disputados entre viajantes do mundo todo, fazendo com que achar vagas nesse tipo de lugar sem pelo menos uma semana de antecedência seja praticamente impossível em alguns lugares do mundo..

Hospedagem de graça as vezes é a melhor opção

As opções de hospedagem de graça variam desde pessoas que recebem viajantes por puro prazer até trabalhos voluntários onde você pode dormir no local.

Eu já usei bastante estes serviços e – acreditem se quiser – em algumas ocasiões o lugar era muito mais confortável do alguns hostels que eu já passei por aí.

Como foi o caso na Bélgica, onde eu tinha uma casa só para mim e ainda tinha direito a tomar uma marca diferente de cerveja por dia, de graça 😛

Então vamos ao que interessa.

1. CouchSurfing

CouchSurfing é uma ótima opção de hospedagem de graça

Apesar de ser bastante conhecido entre mochileiros, o CS não é muito popular entre o público geral.

Ele funciona como uma rede social de viajantes e hosts ao redor do mundo. Você pode conseguir hospedagem de graça, trocar mensagens com pessoas de todo o mundo, ver os eventos que estão rolando no local e tirar dúvidas nos forúns de discussão.

Confesso que é um pouco complicado conseguir a primeira pessoa que vai te aceitar na casa dela. Pessoas tendem a não confiar muito em perfis sem referências de hosts anteriores ou recentemente criados.

Mas ainda sim é possível, com um pouco de paciência e carisma.

Já escrevi um post aqui sobre como configurar seu perfil no CouchSurfing de uma forma que aumente suas chances de ser aceito por alguém.

O CouchSurfing é de graça mas possuí um plano de “verificação” que no final das contas não serve para nada, então relaxe!

2. BeWelcome

Com a popularização do CouchSurfing e algumas mudanças na navegação do site (muito ruins, na minha opinião), muitas pessoas começaram a migrar para essa rede alternativa de viajantes que procuram hospedagem de graça.

A dinámica dele é bem parecida com o CouchSurfing, porém o site quase não é conhecido e as pessoas que estão lá geralmente chegam por indicação.

Então é muito mais fácil conseguir um canto para dormir, mesmo você sendo novo na rede.

Eu mesmo sempre tive mais sorte com o ele do que com o CS.

O BeWelcome é totalmente gratuito e funciona a partir da colaboração dos membros, por isso considere fazer uma doação ou ajudar o site a crescer caso você entenda de programação web.

3. Volunteers Base

Trabalhos voluntários

Trata-se de um “banco de dados” onde pessoas com fazendas e pequenas empresas oferecem moradia e alimentação para pessoas que possam oferecer algum serviço para seu negócio e procuram viajar barato.

O site é grátis e livre para qualquer pessoa lançar uma vaga, por isso eu recomendo que você faça uma pesquisa mais detalhada para ter certeza de que o lugar em questão existe, e que as pessoa que postou não estão utilizando um perfil falso.

Antes de ir, registre por email o número de horas que você vai trabalhar e sempre deixem algum amigo avisado de onde você está indo, com contatos e informações de como chegar no local.

Todos os lugares que eu fui através do VB foram ótimos e eu nunca ouvi nenhum caso de pessoas que tiveram problemas, mas é melhor prevenir do que remediar, né?

Geralmente os lugares que aceitam os viajantes são pequenas fazendas ou pousadas que não possuem muito recurso, por isso se prepare para fazer serviços do mais variados tipos, como trabalhar em jardins, alimentar animais, limpar local de trabalho e etc.

4. Workaway

É o site de trabalhos mais conhecido de todos. Com uma quantidade imensa de anúncios, nele você sempre vai encontrar algum trabalho voluntário, seja lá para onde você estiver indo.

Ele é muito mais confiável do que o Volunteer Base, uma vez que as pessoas fazem reviews dos lugares e a administração do site está sempre de olho nos mal intencionados

Toda essa certeza tem um preço, e ele pode variar de acordo com o país de destino.

No meu livro Viajar Barato – O Guia Definitivo eu abordo essa questão com muitos mais detalhes e dicas.

Você pode baixa-lo gratuitamente clicando aqui.

Gostou dos nossos artigos?
Se quiser, podemos te enviar muito mais! Complete os campos abaixo para receber todos os nossos artigos direto na sua caixa de entrada.
E não se preocupe, nós também odiamos spam!