Quanto custa viajar pelo Uruguai?

Quanto custa viajar pelo Uruguai?

trabalho voluntário no uruguai Eu, plantando árvores no Uruguai.

Resumo para quem não quer ler tudo:

  • O Uruguai é uma ótima opção para brasileiros que não tem dinheiro para viajar em lugares mais distantes.
  • Em dez dias dá para conhecer toda a costa do Uruguai tranquilamente.
  • O melhor roteiro de cidades é seguinte: Montevidéu, Piriápolis, Punta Del Este, Rocha, Cabo Polônio, Punta Del Diablo e Colônia.

Agora a história completa…

Viajar para o Uruguai é uma ótima opção para brasileiros que sonham em explorar outros países mas não têm dinheiro para ir muito longe.

Além da proximidade com o Brasil (se você sair for de ônibus de Curitiba, por exemplo, dá para chegar lá em cerca de 12 horas) o Uruguai é um país interessantíssimo, com paisagens de tirar o fôlego, praias desertas e – a melhor parte na minha opinião – pessoa super gentis e receptivas.

Quanto custa viajar pelo Uruguai?

Mas quanto custa fazer uma viagem de 10 dias pelo Uruguai? E que cidade devo visitar?

Por ser um país muito pequeno e com transporte (ônibus frequentes e estradas boas) dá para conhecer a costa do Uruguai muito bem em 10 dias. O roteiro que eu recomendo é o seguinte:

Monteviéu

Montevidéu é uma cidade bem pacata comparada às outras capitais do mundo e sinceramente não tem muito o que fazer a não ser gastar dinheiro com coisas que você pode fazer no Brasil.

Todo domingo de manhã rola a feira Tristán Narvaja, que ocupa praticamente todo o centro da cidade e é famosa pelas comidas baratas, frutas orgânicas e artesanatos típicos da região.

Montevideo

Fiera de Montevidéu

Piriápolis

Se você quer curtir uma praia movimentada e badalada no Uruguai sem ter que pagar R$ 100 numa porção de batatas fritas, como acontece em Punta Del Leste, Piriápolis é para você.

Além dos preços serem justos em Piriápolis, as praias são lindas e o mar tranquilo para quem quer se banhar. Recomendo muito a feira de peixes que tem perto da praia principal da cidade e o Siero de la Cruce, um dos maiores picos do país com incríveis 500 metros de altitude.

Praia em Piriápolis Uruguai

Uma das praias de Piriápolis

Punta Del Este

Conhecida como a “Miami” do Uruguai, Punta Del Este é uma cidade cheia de bares, restaurantes e casas noturnas. Os preços são bem salgados por lá, minha dica para quem não está com muita grana é ir numa manhã, visitar a feira de peixes, ver os lobos-marinhos no cais do Porto e ir embora.

Ah, quase que me esqueço! É em Punta Del Este que fica a arte dos dedos que saem da areia. 🙂

Punta Del Este

Os famosos dedos.

Rocha

Na minha opinião uma das regiões mais bonitas do Uruguai. A cidade de Rocha é minúscula, então este destino é mais recomendado para quem curte a natureza, caminhar ou mesmo acampar, para os mais roots.

Por ter várias comunidades “hippies” em Rocha, conseguir carona e lugar pra acampar é extremamente fácil. Se tiver um tempinho, recomendo parar em algumas propriedades para conversar com alguém de lá, uma vez que eles são super simpáticos e acolhedores.

Sierras de Rocha

Turistas detected.

Cabo Polônio

Não vou falar muito por aqui porque já escrevi um texto super completo sobre minha passagem sobre Cabo Polônio, mas se pudesse resumir este lugar máfico em três palavras, elas seriam: maconha, lobo-marinho e dunas.

Lobos marinhos de Cabo Polonio

Chama lobo-marinho mesmo. Leão-marinho é outra coisa.

Punta Del Diablo

Confesso que não visitei Punta Del Diablo porque preferi fazer outras coisas no dia, mas todo mundo que eu encontrei na minha viagem pelo Uruguai me recomendou este lugar.

Pelo o que eu ouvi, a natureza do lugar é sensacional.

Punta Del Diablo

Punta Del Diablo

Colônia

Também não visitei Colônia (me julguem!), mas sei que ela é uma cidade pequena do tempo colonial, cheia de ruas estreitas de pedra, casas antigas e comida boa.

O único problema é que ela fica do lado oposto de todas as cidades da lista, então é necessário se planejar em visitar Colônia perto da data de volta da viagem, quando você estiver novamente em Montevidéu.

Ah, também é possível pegar um barco de Colônia para Buenos Aires. #fidk

Colônia

Colônia

A parte central do Uruguai não é um pouco misteriosa por não contar com uma densidade populacional super baixa, composta basicamente de moradores rurais. Agora se o seu negócio é a parte mais bonita do Uruguai, que é a costa, a lista acima vai te servir muito bem! 🙂

Se você seguir a lista que mostrei aqui, o roteiro no mapa vai ficar parecido com isto:

Roteiro de mochilão no uruguai

Tá. Mas quanto custa viajar pelo Uruguai?

Como nem todo mundo viaja com o mesmo orçamento, resolvi criar uma tabela simples para três categorias de viajantes: os “pé rapado”, os “modestos” e os “esbanjando”.

Os valores levam em consideração o transporte, alimentação e hospedagem. Os valores são referentes ao câmbio médio de Agosto de 2016.

Preços no Uruguai

Clique aqui para baixar ampliar o tamanho.

É claro que esses valores vão mudar de acordo com a habilidade de cada um em conseguir lugares para dormir de graça, economizar com alimentação e mais um monte de “técnicas” que quem viaja com frequência acaba aprendendo.

Quer aprender a viajar barato?

Clique aqui e faça o download gratuito do nosso guia Viajar Barato – O Guia Definitivo.

Gostou dos nossos artigos?
Se quiser, podemos te enviar muito mais! Complete os campos abaixo para receber todos os nossos artigos direto na sua caixa de entrada.
E não se preocupe, nós também odiamos spam!